IRRIGAÇÃO LOCALIZADA
O sistema de irrigação por gotejamento se desenvolveu em função da escassez de
água. Este sistema aplica água em apenas parte da área, reduzindo assim a superfície do
solo que fica molhada, exposta às perdas por evaporação. Com isto, a eficiência de
aplicação é bem maior e o consumo de água menor. Os emissores utilizados podem ser
gotejadores ou microaspersores.
IRRIGAÇÃO POR SUPERFÍCIE
Pequenos diques são utilizados para irrigar culturas próximas como pequenos cereais. Canais de irrigação são usados para irrigar ruas plantadas em canteiros elevados. Ambos podem ser irrigados através de bacias em nível rodeadas de pequenos diques. Em todos os sistemas de superfície a água flui por gravidade.
A água é liberada na parte superior da margem ou sulco, ou bacia, a partir de um canal-mestre ou canalização. Conforme a água avança pelos sulcos, parte dela infiltra-se no solo. Quando a corrente alcança a extremidade inferior do campo, uma parte tende a extravasar caso essa extremidade não esteja bloqueada. Quando tiver sido aplicada água suficiente, sua entrada é interrompida manualmente ou por controle automático. Quando a água reflui dos canais, a irrigação daquela área ou grupo de sulcos está completada. De preferência, para irrigação completa, a quantidade de água infiltrada deverá ser apenas a necessária para repor a água do solo esgotada na extremidade inferior de cada canal do terreno.
IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO
Estes sistemas de irrigação são classificados de acordo com a maneira como são operadas as linhas principais e laterais. Algumas laterais são fixas durante o ano todo, algumas são movimentadas depois de cada irrigação enquanto que outros movimentam-se continuamente durante a operação de irrigação. Os três tipos principais de sistemas por aspersão são: sistemas fixos, sistemas semi-fixos e sistemas móveis.
Sistemas fixos e sistemas semi-fixos bem projetados podem aplicar água com aceitável uniformidade quando a velocidade do vento é baixa e a taxa de aplicação não excede a taxa de infiltração do solo, evitando-se assim o excesso de água não absorvida pelo solo.Sistemas móveis geralmente aplicam água mais uniformemente do que os sistemas semi-fixos e fixos.A velocidade de deslocamento dos sistemas móveis pode ser regulada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário